Gestão de equipes em campo pode ser feita com sistemas mobile

A gestão de equipes em campo pode se tornar muito mais fácil se você utilizar sistemas de automação que funcionam de forma mobile.

O gerenciamento de equipes costuma ser uma tarefa difícil. O gestor precisa ser, acima de tudo, um bom líder. Ele precisa saber como motivar seus funcionários ao mesmo tempo em que controla o que está sendo feito ou não, ter uma visão estratégica até mesmo sobre o tempo, e buscar constantemente novas formas de otimizar a gestão. Um gestor conhece a importância desses e outros tópicos, e sabe também que a gestão de equipes em campo pode ser ainda mais complicada.

Levando tudo isso em consideração, uma boa comunicação pode fazer diferença em todo o processo de gestão. Quanto mais alinhada a equipe está com os objetivos da empresa, mais certos são os resultados. E o gestor tem um papel fundamental nessa história, pois é ele quem realmente sabe quais os caminhos que a equipe precisa seguir.

Só que na hora da gestão de equipes em campo, como manter uma boa comunicação? Se os funcionários não estão na empresa, se cada um está em um lugar diferente, como ter o controle efetivo do que está acontecendo? Esses podem ser grandes desafios.

Soluções digitais

Com o surgimento de tais dificuldades foram aparecendo soluções que facilitam totalmente o gerenciamento de equipes externas. Esses sistemas são geralmente desenvolvidos por empresas e servem justamente para controlar o que está sendo feito ou não, oferecendo a oportunidade de listar tarefas e/ou solicitar que os funcionários façam check-in quando estiverem no local desejado.

Também existem os sistemas focados no gerenciamento de gastos dessas equipes. Com esse tipo de ferramenta, é possível que os funcionários registrem as despesas com viagem ou representação, e os gestores façam as aprovações desses gastos.

Sistemas mobile de gestão de equipes em campo

Para que essas soluções sejam efetivas de fato, elas devem ter acesso via dispositivos móveis como smartphones e tablets, e que sejam disponibilizadas utilizando os recursos da nuvem (cloud computing).

O que parece simples pode trazer muitos benefícios para a gestão. Primeiro, para os funcionários, que conseguem acrescentar as informações mesmo à distância, com facilidade. Para os gestores, a visão sobre o que está acontecendo se torna muito mais clara. De fato, a comunicação e a passagem de informações entre gestores e funcionários fica mais prática.

Benefícios do sistema mobile

São diversos os benefícios das soluções de automação de gestão, como agilidade e economia. Mobilidade, uma característica desses aplicativos, pode ser algo essencial nos dias de hoje. Existem soluções que oferecem a opção de registrar as informações mesmo off-line, ou seja, sem a internet estar disponível.

Quando o assunto é gestão de gastos dessas equipes, uma das maiores dificuldades é não haver nenhum sistema de automação no controle dessas despesas, muitas vezes feitas via Excel. Já quando existe uma solução digital que pode ser utilizada até de forma mobile, você aumenta a produtividade da equipe e a visibilidade dos seus gastos.

0 Gestei
0 Não gostei

Deixar uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *