Gestor da equipe de vendas externas, turbine a produtividade do seu time — e a sua também

As melhores práticas para o supervisor de vendas externas poder gerenciar a equipe com precisão, garantindo máxima eficiência.

Telefone que não para de tocar, e-mails pedindo atenção na caixa de entrada, reunião após reunião. Tudo é urgente! O gestor de equipe de vendas externas vive correndo atrás do relógio, resolvendo os problemas provenientes da complexa gestão do time de campo. Mas esse cenário, a princípio incontrolável, pode ser profundamente modificado quando se aplicam seis práticas fundamentais que resultam em imediato aumento da produtividade. Confira!

1. Invista em planejamento

Planejamento é a palavra mágica na rotina do gestor de equipe de vendas externas que deseja melhorar a qualidade dos atendimentos, reduzir gastos, otimizar os recursos humanos e bater as metas da empresa. Com um bom planejamento, mesmo os imprevistos são contornados de forma estratégica.

2. Conte com a boa – e nova – agenda

Como falar de planejamento sem lembrar desse recurso? E vale atualizar a versão de papel: a agenda online permite criar diferentes perfis, salvar alertas e incluir lembretes. O gestor de equipe de vendas externas deve se apropriar dessa solução pois, ao compartilhar uma agenda com os colaboradores, ele tem controle sobre o conjunto de compromissos, a localização de cada viajante etc.

3. Pratique a comunicação ativa

O planejamento se mostra perfeito no papel, mas de nada serve se não for colocado em prática. De que adianta criar um planejamento de rotas, a fim de minimizar o custo operacional e maximizar os locais de atendimento, se a equipe de vendas externas não executá-lo? Ou seja, a comunicação ativa com o time de campo, uma das três regras de ouro da gestão de equipe de vendas externas (leia sobre as outras neste post), garante a efetividade das ações, afinal, com conhecimento de causa, o time se sente motivado a seguir as diretrizes estabelecidas. Por fim, esse alinhamento se reverte em produtividade em todo o ciclo.

4. Fale de compliance

Turbinar a produtividade, mas com qualidade. Seguir as regras da empresa é premissa básica na execução de qualquer tarefa. Portanto, cabe ao gestor de equipe de vendas externas falar com o time sobre as políticas organizacionais, estimulando seu cumprimento. Um bom início é criar uma detalhada política de viagens corporativas (saiba como neste post).

5. Faça da tecnologia sua maior aliada

Os tempos de competitividade e agilidade estão deixando para trás os arcaicos procedimentos manuais, sujeitos a erros, lentidão e extravio de dados. O eficiente gestor de equipe de vendas externas implementa ferramentas digitais para automatizar processos, multiplicando sua produtividade. É possível, inclusive, acompanhar em tempo real as atividades da equipe em campo: graças ao Portal RDV, o viajante lança o gasto do cartão de crédito corporativo no sistema pelo smartphone ou tablet e esse dado logo fica acessível ao supervisor – o tracking é simultâneo.

6. Reavalie as práticas continuamente

É possível melhorar o workflow de aprovação? Os colaboradores apontam algum problema? Faça pesquisas, meça os resultados e reavalie os procedimentos com frequência. Ao acompanhar o desempenho do programa, o gestor de equipe de vendas externas corrige rapidamente o rumo conforme as demandas surgirem.

Referências Bibliográficas 

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