Sistema de gestão da mobilidade empresarial, a arma certa para vencer a concorrência

Mais do que a inovação na forma de administrar, contar com sistema de gestão da mobilidade empresarial é uma adaptação que potencializa os negócios.

Mais do que a inovação na forma de administrar, contar com sistema de gestão corporativa móvel é uma adaptação urgente para as empresas potencializarem seus negócios 

“Daqui alguns anos, as corporações que não investirem na gestão de mobilidade empresarial estarão mais vulneráveis aos movimentos do mercado do que as entidades que priorizarem a adoção do conceito de mobilidade corporativa.”

Há exagero nesta afirmação? A resposta é: não, de forma nenhuma. A era mobile nas empresas apresentará cada vez mais um arsenal de ferramentas indispensáveis para que a companhia dê respostas imediatas ao cliente, faça consultas online aos estoques, além de planejar e organizar pedidos, por exemplo.  

Essa verdadeira revolução – que já vem sendo experimentada pelas pessoas na maneira de comunicar, comprar e também de se relacionar – provocará mudanças positivas em prol do aumento da competividade e da produtividade nos processos internos das companhias. Tudo isso sem renegar o lado humano do sistema de gestão da mobilidade empresarial, com melhorias na qualidade de vida dos colaboradores, que podem acessar remotamente planilhas e relatórios e contatar departamentos da sede, entre outras possibilidades.  

Não à toa, há um movimento de expansão da adoção de programas de mobilidade corporativa por parte das companhias. “A presença digital das empresas passa hoje pelas soluções mobile, como smartphones e tablets. E a produtividade dos funcionários está cada vez mais associada às soluções de mobilidade, visto que muitos sistemas estão sendo migrados para mobile a fim atender aos colaboradores que estão em campo. Atualmente, os aplicativos de colaboração já estão inseridos no ambiente móvel, como e-mail, compartilhamento de arquivos e chat”, acrescenta Cristian Arrano Townsend, diretor de novos negócios do Grupo Viceri. 

Tendências mundiais para aplicativos móveis 

  • 35% das grandes empresas implantarão aplicativos móveis em toda a organização 
  • O número de aplicativos móveis corporativos quadruplicará até o fim de 2016 
  • 5% das implementações de aplicativos poderão ser adiadas ou ficar acima do orçamento devido a dificuldades com a integração com o banco de dados existente. 

Para não correr o risco apresentado na última constatação, a meta é encontrar soluções que conversem com o sistema ERP já utilizado, a exemplo do Portal RDV, software de controle de gastos com viagens. Conheça a implementação desse sistema de gestão de viagens corporativas.

Os 3 pilares da gestão de mobilidade corporativa  

1. Economia de recursos
É fundamental para as empresas, mas como podem fazê-lo e ainda conseguir elevar a produtividade e melhorar o atendimento aos clientes? O sistema de gestão da mobilidade corporativa ajuda nessa missão. 

2. Competitividade
Acelerar a velocidade dos negóciostorna a companhia mais competitiva. Oferecer melhor serviço aos clientes e garantir a continuidade dos negócios também são aspectos essenciais. 

3. Retenção de talentos
As novas gerações de profissionais buscamcada vez mais autonomia e qualidade de vida. Com a mobilidade corporativa, otimizam-se as atividades, que podem ser realizadas remotamente – nada de perder tempo em trânsito ou atrasar uma resposta porque será necessário ir até a sede para buscá-la. Essa tecnologia permite, inclusive, a companhia contratar funcionários de outras cidades ou até outros países. 

O que falta para sua empresa adotar essa solução? 

Um dos entraves para a implantação efetiva de sistemas de aplicação corporativa, de acordo com Townsend, é a falta de preparação por parte das corporações no que diz respeito às estratégias específicas destinadas a esse segmento. “As empresas ainda têm desconhecimento do que ‘mobilizar’. Assim, não conseguem desenvolver uma estratégia para criar ou portar as soluções mobile”, explica. 

Dessa forma, dê o primeiro passo consultando o checklist de como adotar a mobilidade corporativa. 

0 Gestei
0 Não gostei